Monte VerdeMonte Verde

Ao inscrever-se, eu concordo com os termos de serviços, política de privacidade e reembolso dos visitantes.

Already a member?

Monte VerdeMonte Verde
Forgot password?

Don't have an account?

Trilhas, Picos e Caminhadas

Trilhas, Picos e Caminhadas de Monte Verde

Monte Verde é um verdadeiro paraíso para os amantes da caminhada. Desde praticantes da caminhada esportiva até os mais sedentários, podem deliciar-se com os passeios para fazer em Monte Verde, pela Serra da Mantiqueira. A caminhada, ou trekking, pode ser praticado por qualquer um, desde que respeite o limite do próprio corpo. As trilhas que conduzem aos picos principais são sinalizadas, mas existem guias especializados para acompanhar durante o trajeto. Monte Verde oferece trilhas de caminhadas curtas (30minutos) ou caminhadas bem mais longas (3h30minutos), porém todas com uma vista única e excitante para os amantes do ecoturismo.

No geral, recomenda-se toda cautela e precaução para que o passeio não se transforme em dor de cabeça. Tênis ou botas confortáveis e especiais são essenciais, assim como o uso de meias para não reter a umidade. Também é recomendado usar filtro solar sempre que possível, já que a incidência dos raios solares é mais intensa em altas altitudes. Para os passeios nas pedras é aconselhável levar também água mineral e blusas de frio, mesmo em dias mais quentes.

Seguem especificações das trilhas mais procuradas pelos turistas de Monte Verde:

PEDRA REDONDA 

A mais conhecida e visitada trilha de Monte Verde, a que leva ao cume da Pedra Redonda, é também a trilha com a melhor infraestrutura para os turistas, já que conta com escadarias e corrimões de madeira em parte do trajeto, além de mirantes pelo caminho. Para essa trilha é importante não se apressar. O piso é bastante irregular e o começo da trilha tem inclinações que exigem certo esforço. O topo da pedra é um espetáculo, amplo e plano, de onde se tem uma vista 360 graus, de Minas Gerais e de São Paulo. O acesso para a trilha é no final da Avenida Das Montanhas, seguindo as placas indicativas. Apesar do esforço, a Pedra Redonda é uma trilha para toda família, com distância percorrida de 926 metros e tempo médio de percurso (ida e volta) de 1 hora e meia.

 

CHAPÉU DO BISPO

A mais fácil e menos extensa trilha da região das pedras, a trilha do Chapéu do Bispo , também é indicada para toda a família, com um terreno de menor aclive que a Pedra Redonda. O ponto alto da trilha é um conjunto de pedras que parece um chapéu de bispo e dá nome à trilha. O início da trilha também é pelo final da Avenida Das Montanhas, seguindo indicações opostas à indicação da Pedra Redonda. A distância percorrida nessa trilha é 710 metros e o tempo de percurso, em média é de 1 hora.

 

PLATÔ

A trilha do Platô também é muito visitada pelos turistas. Apesar de começar com uma subida bem inclinada, a trilha também é indicada para toda a família. O importante para esse passeio é manter o ritmo e fazer as paradas estratégicas para descansar e hidratar o corpo. É preciso ficar atento às pedras irregulares do solo, já que torções são freqüentes. A distância percorrida é de 710 metros com tempo de percurso em média em 1 hora e meia.

 

PEDRA PARTIDA

Muitos consideram a trilha mais bonita de Monte Verde. Caminha-se pela crista da Mantiqueira, perto de abismos de 100 metros de altura. A trilha, estreita e bem íngreme exige preparo físico . Até o cume caminha-se quase 2 quilômetros em quase 3 horas (ida e volta). Nos dias claros, é possivel avistar a Pedra do baú, em Campos do Jordão. O acesso da trilha é pelo final da Avenidas Montanhas.

 

PICO DO SELADO

É uma das melhores trilhas, porém a mais difícil e mais extensa de Monte Verde, com quase 4,5 quilômetros de caminhada. Como não é uma trilha muito utilizada, recomenda-se percorrê-las, sempre, acompanhado. Há trechos em que a trilha está quase fechada sendo necessário cuidado redobrado. O passeio dura em torno de quatro horas (ida e volta)

 

TRILHA DO PINHEIRO VELHO

A mais fácil de todas as trilhas, a do Pinheiro Velho, sai da Avenida Monte Verde e tem 4 acessos diferentes, sendo uma trilha que pode ser percorrida, inclusive por idosos. A trilha inclui uma fonte de água potável e é constituída de araucárias centenárias, incluindo o Pinheiro Velho, que tem mais de 400 anos, com mais de 1,5 metro de diâmetro. A trilha termina no Aeroporto mais alto do Brasil e em uma vista deslumbrante de Monte Verde.

Dicas para as trilhas

– Avise no hotel ou pousada o seu roteiro

– Use repelentes e filtro solar.

– Preferencialmente use calças, que evitem arranhões.

– Ao sinal de neblina forte, retorne imediatamente

– Fique atento aos penhascos e ao piso irregular.

– Carregue sempre água mineral.

Veja Também

Hotéis + Reservados

As Hospedagens mais Charmosas da Cidade

 

Consultas Express

Veja Valores e Vagas em 5 Minutos

 

Passeios

Conheça os Passeios mais Legais

 

Restaurantes

Gosta de comer bem?
Veja isso…

 

O que fazer

As melhores atrações da Cidade

 

Cupom Desconto

Super Descontos e Passeios e Restaurantes

 

Monte Verde